ISO 14001 – Gestão Ambiental
SA8000 – Certificação de Responsabilidade Social
TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures)
Recomendações de divulgação de riscos financeiros relacionados ao clima, voltadas para investidores e outros stakeholders.
Padrões que ajudam as empresas a divulgar informações sobre sustentabilidade de forma relevante para investidores e partes interessadas.
Iniciativa voluntária que incentiva empresas a adotar políticas sustentáveis e responsáveis, com foco em direitos humanos, meio ambiente, anticorrupção e trabalho.
OHSAS 18001/ISO 45001 – Saúde e Segurança Ocupacional
Normas que estabelecem requisitos para sistemas de gestão de saúde e segurança no trabalho, visando reduzir acidentes e riscos no ambiente laboral.
Acordo internacional que compromete os países a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas.
Tratado global que visa limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, promovendo ações para reduzir emissões de carbono.
Diretiva Europeia de Relato de Sustentabilidade Corporativa (CSRD)
Regulamento da União Europeia que exige que grandes empresas divulguem informações detalhadas sobre como suas operações impactam o ambiente e a sociedade.
Certificação para projetos de redução de carbono que assegura que os projetos contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Certificação de manejo florestal responsável, que garante que produtos florestais vêm de fontes que seguem padrões ambientais e sociais rigorosos.
Norma NBR 16001 – Responsabilidade Social
Certificação brasileira que estabelece diretrizes para implementação de um sistema de gestão da responsabilidade social em empresas.
Norma internacional que orienta organizações a integrarem a sustentabilidade em suas práticas de aquisição e compras.
Padrão que ajuda empresas a melhorar a transparência, auditoria e comunicação com a cadeia de suprimentos em termos de práticas sociais e éticas.
Conjunto de normas para gerenciar riscos socioambientais em projetos financiados por instituições financeiras, garantindo que esses projetos sigam práticas sustentáveis.
Princípios para o Investimento Responsável (PRI)
Iniciativa da ONU que orienta investidores a considerar fatores ESG em suas decisões de investimento.
Norma que especifica critérios para um sistema de gestão da qualidade, garantindo que as organizações forneçam produtos e serviços de qualidade.
Iniciativa para promover o gerenciamento seguro de produtos químicos em todo o ciclo de vida, protegendo a saúde humana e o meio ambiente.
Certificação que promove o uso de óleo de palma produzido de forma sustentável, minimizando o desmatamento e impactos sociais.
Selo Rainforest Alliance
Certificação que assegura que produtos agrícolas, florestais e turísticos são produzidos seguindo normas sustentáveis que protegem o meio ambiente e as comunidades locais.
Reconhecimento concedido a empresas que demonstram compromisso com a responsabilidade social corporativa, implementando práticas de gestão que beneficiam a sociedade e o meio ambiente.